VOLTAR

Índios comemoram demarcação de terra no Acre

A Tribuna-Rio Branco-AC
05 de Jan de 2005

Cerca de mil pessoas participam desde ontem da festa de comemoração da demarcação das terras indígenas no Vale do Juruá.

As atividades estão acontecendo na comunidade indígena arara, no Riozinho Cruzeiro do Vale, em Porto Valter.

Os índios comemoram a demarcação de suas terras, conquista após duas décadas de luta. São mais de 200 mil hectares de terra.

Entre outros convidados, participam da programação o diretor-geral do Deas, Tácio de Brito; o coordenador da Funasa no Acre, Luís Alberto; e o secretário dos Povo Indígenas, Francisco Pianco.

Segundo Pianco, para os índios, a festa significa muito, pois é a comemoração do resultado de mais de duas décadas de luta que resultaram na demarcação das terras deles.

Acrescentou que na região há uma população indígena com quase 500 pessoas distribuídas em quatro aldéias. Os índios axanincas, do Rio Amônia, também prestigiam a festa dos araras.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.