VOLTAR

Indios cobram acao unificada de saude

A Critica, Cidades, p.C6
13 de Abr de 2004

SEMANA DOS POVOS INDÍGENAS
Índios cobram ação unificada de saúde
Representantes de entidades indígenas vão cobrar ações da Secretaria Estadual de Saúde (Susam) para garantir o direito à saúde, considerando inclusive a possibilidade de recorrer à justiça. Eles criticam a falta de uma estratégia unificada de assistência à saúde voltada para as populações indígenas que envolva União, Estados e Municípios. Essa dispersão de atribuições acaba contribuindo, de acordo com as liderança indígenas, para a disseminação de doenças entre as diversas etnias.
As reivindicações foram lançadas ontem, durante a abertura da segunda fase da Semana dos Povos Indígenas, no Amazonas Shopping. De acordo com o presidente da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), Jecinaldo Sateré, os governos estaduais e municipais se eximem da tarefa de oferecer assistência médica a povos indígenas, por acreditar que essa seja apenas uma prerrogativa federal - já que é responsável direto pela questão indígena. "O Governo Federal tem a obrigação de oferecer, assistência de acompanhamento, mas o índio tem direito a receber saúde nos postos dás cidades", explica.
Para garantir o atendimento médico nas unidades hospitalares, as entidades reunidas pretendem entrar com uma ação judicial. "Não pode é continuar dessa forma. Os índios precisam de atendimento de emergência e de acompanhamento", diz Sateré.
O presidente da Fundação Estadual de Políticas Indigenista, Miguel Maia, admite que alguns municípios abdicam do trabalho indigenista, à espera de que órgãos federais assumam a responsabilidade. "O que acontece é que não temos um atendimento de saúde real".
Entretanto, segundo Maia, hoje os Governos Federal, estaduais e municipais experimentam um momento de grande abertura para o diálogo com as entidades indígenas e, até mesmo, com as Organizações Não-Governamentais (ONGs) que atuam no setor. " É com base nessa situação que vamos poder construir uma rede de parcerias", diz Miguel Maia.
A assessoria de comunicação da Susam informou que o atendimento aos indígenas é feito em qualquer posto de saúde da capital ou do interior. Admitiu, entretanto, que ações específicas dirigidas às comunidade indígenas ainda não são desenvolvidas pela secretaria.
BUSCA RÁPIDA
A desnutrição entre os indígenas ocorre devido à devastação de terras em torno da aldeia, culminando na destruição da fauna e da flora da região. Sem alimentos naturais, os índios são obrigados a buscar outros grupos alimentares, que não condizem com a necessidade desses povos.

Saiba Mais
POPULAÇÃO INDÍGENA 119.927
ETNIAS 66
Exposição reúne várias etnias
Organizados dentro de uma loja no primeiro piso do Amazonas Shopping, mais de dez etnias participam da exposição de artesanato organizada pela FEPI. Para os expositores, essa é uma oportunidade única de conhecer a cultura de outras etnias, já que não mantêm contato fora dos meios coletivos.
Entre os indígenas participantes, a sensação de expor no Shopping era de ter realizado um sonho antigo. "Esse era um anseio das organizações", explica Miguel Maia. Uma índia sateré - maué de 16 anos trabalhou durante todo o dia ontem no local. Ela fazia tatuagens com sumo de jenipapo, com desenhos que representam cestos indígenas grafados no corpo. "Comecei a pintar com 11 anos e hoje tenho um álbum de desenhos", comenta a menina. Ao lado dela, outra índia sateré-maué explica o material usado na fabricação dos produtos expostos no local.
A presidente da Associação das Mulheres Indígenas Sateré Mawé (Amism), Zenilda da Silva, 46, defende que as exposições aconteçam em áreas de maior circulação, já que atraem um maior público.

A Crítica, 13/04/2004, p. C6

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.