VOLTAR

Índios Cinta-Larga pedem ajuda ao Estado

Diário de Cuiabá-Cuiabá-MT
25 de Mar de 2004

Um grupo de índios Cinta-Larga, da Aldeia Serra Morena, que fica a 125 quilômetros de Juína (734 quilômetros da capital), visitou hoje (25), a Superintendência de Assuntos Indígenas, no Palácio Paiaguás, em Cuíabá. O superintendente, Idevar José Sardinha, ouviu os índios e diante de uma série de problemas apontados, ele se comprometeu em pedir uma audiência com o governador Blairo Maggi para obter autorização e enviar uma equipe para avaliar a situação da Aldeia.

São 300 índios vivendo entre a Aldeia e o Parque do Aripuanã, que antes eram nômades e viviam da caça, pesca e colheita de frutos nativos. Com a delimitação das áreas indígenas, o espaço para eles ficou pequeno e a comunidade não tem qualificação suficiente para a agricultura de subsistência, a qual já faz parte da aldeia. "Nós queremos criar frango, plantar nossa comida, mas precisamos aprender porque isso não faz parte da nossa cultura", explicou o cacique da tribo, Papai-Grande.

O grupo deve visitar vários segmentos em Cuiabá, acompanhados por Vladenil de Souza, da Fundação Nacional do Índio (Funai). Na Superintendência Estadual, os indígenas puderam ter contato com os projetos do Governo do Estado que integra o trabalho do índio com agricultores e municípios. "Nós queremos aprender para viver melhor, hoje estamos muito limitados", disse o índio Marcelo.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.