VOLTAR

Índios Cinta Larga e Arara aceitam acordo e desocupam usina em MT

Portal G1 - http://g1.globo.com/
11 de Jun de 2011

Falta de assistência nas aldeias motivou invasão na unidade.
Empresa destaca criação de uma comissão para acompanhar o caso.

Após acordo, os índios Cinta Larga e Arara desocuparam, neste sábado (11), a Usina Hidrelétrica Dardanelos, em Aripuanã, a 976 km de Cuiabá. Na última quarta-feira (8), cerca de 150 indígenas invadiram a empresa em protesto a falta de assistência nas aldeias.

A reivindicação era por conta de um acordo firmado em 2010, que segundo os índios, não estava sendo respeitado pela empresa. O termo trata de compensações para as famílias indígenas que vivem próximo a usina, entre outras questões.

Um dos líderes indígena, Amadeu Cinta Larga, afirmou que a questão foi resolvida após conversa com os representantes da Usina. Ele não citou detalhes do acordo.

Em nota, a Energética Águas da Pedra, responsável pelo empreendimento, informou que o acordo prevê a realização de novas reuniões com a Fundação Nacional do Índio (Funai), em Brasília. Além disso, destaca a criação de uma comissão para acompanhar o cumprimento das obrigações assumidas com os indígenas.

http://g1.globo.com/mato-grosso/noticia/2011/06/indios-cinta-larga-e-ar…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.