VOLTAR

Índios caiapós libertam reféns no sul do Pará

Jornal Hoje em Dia (Belo Horizonte - MG)
29 de Set de 2000

Indígenas Kayapó, da aldeia Puicararanca, no sul do Pará, libertaram os funcionários da Funai, da Polícia Federal e do Ibama, que haviam feito de reféns, no momento em que esses fiscalizavam a extração ilegal de madeira na área indígena. Em troca dos reféns eles receberam do governo o valor referente ao leilão de mogno apreendido de suas terras, em 1996.

Os indígenas declararam que queriam explorar seus recursos naturais sem a intervenção dos não indígenas. Disseram também que a Funai não era capaz de cuidar das 6 aldeias Kayapó, no sul do Pará. Reclamaram da falta de remédios, cuidados médicos e dinheiro.

O presidente da Funai afirmou que não houve sequestro e que os funcionários só não foram levados antes para São Luis do Xingu, devido ao mau tempo.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.