VOLTAR

Índios brasileiros participam do 5º Fórum Permanente das Questões Indígenas

24 Horas News-Cuiabá-MT
10 de Mai de 2006

Cerca de cinco indígenas representarão o Brasil no próximo dia 15 de maio durante o 5o Fórum Permanente das Questões Indígenas, que acontece até o dia 27, em Nova Iorque. O encontro será na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), e terá também a participação de índios dos continentes Asiático, Africano e Europeu. Entre os assuntos a serem debatidos estão meio ambiente, educação, saúde, direitos humanos, entre outros.

O Fórum é um meio para que os índios falem sobre seus problemas e reivindiquem melhorias junto com a comunidade internacional. A primeira seção aconteceu em maio de 2002, quando várias organizações indígenas tiveram espaço de dialogar com representantes de governos sobre suas principais dificuldades.

Apesar das dificuldades orçamentária e dos problemas de comunicação e adaptação ¾ o encontro só é organizado nas línguas inglesa e espanhola ¾ os representantes brasileiros acreditam que o encontro vale a pena por dar oportunidade de voz para os índios da América do Sul. É o caso de Mirian Terena, que representará o interesse das mulheres indígenas pelo Conselho Nacional da Mulher Indígena (CONAMI). "Lá é o momento das lideranças se posicionarem, colocarem as demandas e as reivindicações", afirma. Mirian está indo pela segunda vez e diz que a expectativa para esse ano é grande. "Estou esperançosa, acho que conseguiremos mais avanços, principalmente na questão da saúde da mulher indígena".

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.