VOLTAR

Índios bloqueiam a RS-343

Zero Hora-Porto Alegre-RS
Autor: MARIELISE FERREIRA
01 de Abr de 2004

Dezenas de índios caingangues bloquearam, durante todo o dia de ontem, a rodovia Sananduva-Cacique Doble (RS-343) para pedir a demarcação de áreas. O trânsito só foi liberado no final do dia, depois de uma negociação com a Fundação Nacional do Índio (Funai).

Troncos e pedras foram usados para interromper a rodovia a partir das 7h. O fluxo de carros e caminhões só era liberado pelos caingangues de hora em hora, quando grandes filas se formavam. Os índios já enviaram um pedido de demarcação no ano passado à Funai, em Brasília, mas ainda não teriam recebido retorno.

Conforme o cacique Jacson Silveira, os caingangues residentes na localidade teriam direito a mais 1,2 mil hectares, além dos 4,4 mil já pertencentes à reserva indígena. A reivindicação do grupo está apoiada em mapas de 1910 que apontam uma área maior do que a atual.

Estrada foi liberada depois de negociação

Na reserva de Cacique Doble, moram hoje 134 famílias, que sobrevivem da agricultura e da confecção de artesanato. A comunidade considera a terra insuficiente para o sustento das novas famílias que se formam na reserva e pede que em um mês seja criado um grupo técnico para medir as áreas.

No final da tarde, a administração da Funai conseguiu negociar com os indígenas a liberação da estrada. Em troca, uma comissão com representantes dos caingangues deve viajar a Brasília na próxima semana para pedir a agilização do processo.

Contraponto
O que diz a administração da Funai:
A administração da Fundação Nacional do Índio (Funai) em Passo Fundo informa que a reivindicação dos indígenas já foi repassada à entidade, em Brasília. Acrescenta que, para fazer os levantamentos na área, apenas aguarda a publicação do edital permitindo a formação de um grupo técnico

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.