VOLTAR

Índios bloqueiam ponte na divisa de AL com SE

Alagoas 24 Horas - http://www.alagoas24horas.com.br/
Autor: Flávia Duarte
16 de jun de 2009

Cerca de 300 índios da tribo Kariri-Xocó bloqueiam na manhã desta terça-feira, dia 16, a ponte da rodovia BR-101, em Porto Real do Colégio - e que divide Alagoas de Sergipe. Os índios querem uma definição com relação às terras demarcadas pela Fundação Nacional do Índio (Funai) e que estão ameaçadas de serem retomada pelos posseiros, por falta de pagamento.

Diversos sindicatos estão engajados ao movimento e pretendem ajudar os indígenas a garantir seu espaço de terra. Segundo os movimentos, os índios querem uma demarcação definitiva das terras para evitar que haja conflito com os fazendeiros da região.

Os índios afirmam mais de 4.500 hectares já foram homologados como terras indígenas e denunciam que fazendeiros estariam retirando a demarcação porque não teriam sido ressarcidos pela Funai, diminuindo a área indígena para 669 hectares - o que seria abaixo do limite legal.

Os manifestantes afirmam que permanecerão com o bloqueio até que a Funai garanta que vai regularizar a situação e demarcar novamente as terras. Além dos índios da tribo Kariri-Xocó, a mobilização na BR-101 conta com a participação de integrantes dos sindicatos dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Sintsep), dos Policiais Civil (Sinpol), dos Servidores Municipais de São Miguel dos Campos (Simesc) e Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB).

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.