O Globo, O País, p. 17
18 de Set de 2005
Índios atacam vila em RR num protesto contra reserva
CIR acusa políticos e fazendeiros
Incentivados por políticos e fazendeiros locais, cerca de 150 índios ligados à Sociedade de Defesa dos Ìndios Unidos de Roraima (Sodiur) invadiram e incendiaram ontem o Centro de Formação e Cultura da Vila Surumu, na reserva Raposa Serra do Sol, a 230 quilômetros de Boa Vista. Os índios estavam encapuzados e armados com revólveres, espingardas, facões e pedaços de pau. Um professor e 30 alunos dormiam no local. Um funcionário da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) foi ferido e teve que ser resgatado num helicóptero do Exército.
O ataque foi um protesto contra a festa de abertura do processo de homologação da reserva Raposa Serra do Sol em terras contínuas. A festa está marcada para quarta-feira e deverá contar com a presença dos ministros da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, e do Meio Ambiente, Marina Silva.
A igreja, o hospital, os dormitórios e as salas de aula foram destruídos. O carro do professor Júlio Pinto foi queimado. Ele foi agredido e prestou depoimento à Polícia Federal.
Segundo informações do Conselho Indígena de Roraima (CIR), o crime foi comandado pelo vice-prefeito de Pacaraima, o indígena Anísio Pedrosa, e pelo vereador Genilvaldo Macuxi. De acordo com o CIR, os dois seriam ligados ao prefeito de Pacaraima, Paulo César Quartiero, dono da maior plantação de arroz irrigado na terra indígena.
O Globo, 18/09/2005, O País, p. 17
As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.