VOLTAR

Índios armados interditam rodovia que cruza reserva

Gazeta de Cuiabá-Cuiabá-MT
29 de Mai de 2005

A revolta dos índios guajajaras de Grajaú, município localizado há 600 km de São Luís, se intensificou. Um grupo, formado por 200 indígenas pintados para guerra e armados com revólveres, pistolas e escopetas, interditaram a BR-226, que cruza a reserva Canabrava.

A interdição começou ainda na noite de sexta-feira, quando os indígenas, liderados pelo cacique Robson Guajajara, levantaram barreiras na estrada. De acordo com o delegado de Grajaú, Michel Sampaio, que esteve com os índios, 47 caminhões haviam sido retidos.

"A maior parte dos índios são jovens. Vários caminhoneiros foram detidos e alguns foram roubados, extorquidos e humilhados pelos índios da aldeia Barrerinha, que é o foco deste incidente. Até agora nenhum pedido foi feito pelo indigenas", informou o delegado.

O caminhoneiro Cícero Ferreira da Silva foi vítima dos índios. Ele disse que os indígenas estão assaltando os motoristas e mantendo alguns deles como reféns. O episódio agrava o cenário de tensão na região. No início da semana os índios guajajaras de uma outra aldeia - a Coquinho, também localizada dentro da reserva Canabrava - já haviam ateado fogo a uma ponte sobre o rio Mearim e a um trator, além de ter roubado uma caminhonete.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.