VOLTAR

Índios armados expulsam fazendeiros em Mato Grosso do Sul

G1 - http://g1.globo.com/
12 de Mai de 2012

Área em disputa foi doada aos índios na época do Brasil Império. Processo está no STF há 25 anos, à espera dos ministros que vão decidir a quem as terras pertencem.

Fazendeiros estão sendo expulsos por índios armados em Mato Grosso do Sul. A área em disputa foi doada aos índios na época do Brasil Império.

Os funcionários das fazendas foram expulsos de suas casas.

"Eles chegaram armados, falando que a terra era deles e que era para todo mundo sair", lembra a cozinheira Rosilda Martins.

Os índios deram um prazo para os fazendeiros retirarem o gado. E o se encontra nas estradas é o rebanho em movimentação. Pelo cálculo de alguns fazendeiros da região, pelo menos 10 mil cabeças estão na área em disputa.

"Muitos só têm essa propriedade. E o prejuízo, quem paga?", questiona o comprador de gado Valdir de Souza Galhardi.

Já são 23 fazendas ocupadas. A equipe do Jornal Nacional foi escoltada por índios pintados para a guerra. Os procuradores da República foram conversar.

"Estamos em cima do que é nosso. Para o lado de lá eu não vou, porque sei que não é meu", diz o cacique Daniel Laxipitogo.

Os kadiweo são descendentes dos guaicuru, que lutaram pelo Brasil na Guerra do Paraguai e por isso receberam as terras do imperador. Mais de um século depois, a situação ainda não foi totalmente regularizada. A reserva dos kadweo foi homologada na década de 1980. Tem 538 mil hectares e fica entre Porto Murtinho e Corumbá.

Os fazendeiros entraram na Justiça alegando erro na demarcação. No início do século 20, as terras foram vendidas pelo governo do estado ou requeridas como áreas devolutas, sem dono. O pecuarista Antônio Albuquerque comprou a fazenda dele há quase 40 anos. "Nós estamos sendo injustiçados por nossos vizinhos. Os índios são nossos vizinhos, são fazendeiros como nós, porque eles também têm a área deles", diz.

"Esses títulos foram outorgados em áreas que não poderiam receber titulação porque era uma área indígena", explica o procurador da República Emerson Kalif Siqueira.

Há 25 anos o processo está no Supremo Tribunal Federal à espera dos ministros que vão decidir se as terras são dos índios ou dos fazendeiros.

http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2012/05/indios-armados-expu…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.