VOLTAR

Índios apresentam denúncia à OEA exigindo ratificação de área contínua

FSP, Brasil, p. A11
01 de Abr de 2004

Índios da terra Raposa/Serra do Sol apresentaram na segunda-feira uma denúncia à Comissão Interamericana de Direitos Humanos. Eles exigem que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ratifique a demarcação da área, que fica em Roraima, na fronteira com a Venezuela.

Se for homologada de forma contínua, como a Funai (Fundação Nacional do Índio) a demarcou, a área englobará cidades habitadas por brancos.

A advogada Isabela Figueroa, uma das autoras da denúncia, disse que o governo brasileiro fomenta a colonização da terra indígena. "O processo de demarcação começou há mais de 30 anos", disse ela. "Ainda falta um passo, que é a ratificação."

Em janeiro, agricultores bloquearam estradas em protesto contra a demarcação contínua. O presidente Lula disse que os brancos receberiam compensações para deixar o local. A Raposa/Serra do Sol foi identificada pela Funai em maio de 1993 como área indígena dos makuxi, wapixana, ingarikó e taurepang e demarcada em dezembro de 1998 pelo então ministro da Justiça, Renan Calheiros. Da redação)

FSP. 01/04/2004, Brasil, p. A11

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.