VOLTAR

Índios ameaçam invadir 6 áreas em Dourados

Estado de S. Paulo-SP
Autor: JOÃO NAVES DE OLIVEIRA
15 de Out de 2001

Primeiras tentativas foram repelidas à bala por parte dos fazendeiros

Cerca de 400 índios guarani-caiovás ameaçam invadir seis fazendas próximas da Aldeia Panambizinho em Dourados, no distrito de Panambi, a 20 quilômetros do centro da cidade.
As tentativas de invasão até agora feitas pelos índios foram repelidas por fazendeiros com sucessivos tiros de advertência. Segundo o diretor regional da Funai em Dourados, Jonas Rosa, é tenso o clima na região.
Os índios querem a regularização das terras que alegam ser de seus antepassados. Porém toda a área reivindicada pelos indígenas está devidamente legalizada desde a década de 50, quando o então presidente Getúlio Vargas criou no local a Colônia Agrícola de Dourados, assentando 16 famílias de sem-terra na área.
O líder indígena, Reginaldo Joaquim da Silva, disse que os índios querem invadir pelo menos seis fazendas e expulsar os habitantes de cada uma delas.
"Já que a Funai não tem interesse em resolver nosso problema, vamos tentar resolvê-lo à força", afirmou Reginaldo.
Em Juti, município vizinho de Dourados, quase 300 guaranis-caiovás continuam ocupando a Fazenda Brasília Sul. Eles invadiram o local há uma semana e expulsaram as 26 famílias que moram na fazenda. Jonas Rosa, deve marcar uma reunião amanhã, com o presidente Nacional da Funai, Glênio Alvarez, para resolver a questão da Brasília Sul.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.