VOLTAR

Índios acusam governo de 'genocídio psicológico' por despejo em Dourados

Campo Grande News- http://www.campograndenews.com.br
Autor: Helio de Freitas
06 de Jul de 2016

"A mão dura do governo interino de Temer despeja a cacique Damiana do Apyka'i" é o título da publicação feita nesta quarta-feira (6) na rede social Facebook pela campanha "Povo Guarani", que defende os povos indígenas de Mato Grosso do Sul.

Damiana é a principal liderança do grupo de índios retirado hoje pela Polícia Federal da fazenda Serrana, na região do Curral de Arame, em Dourados, a 233 km de Campo Grande. Os índios foram retirados da área por determinação da Justiça Federal e permanecem na beira da estrada.

Segundo a entidade de defesa dos guaranis, o despejo ocorre cinco dias após a Funai constituir o grupo técnico para identificar e delimitar a área indígena. A portaria, assinada pelo presidente da Funai, Artur Nobre Mendes, foi publicada no dia 1o deste mês no Diário Oficial da União.

"Agentes federais sem a presença da Funai desrespeitam os direitos humanos de crianças no calvário da mulher guarani-kaiowá mais vulnerável do Mato Grosso do Sul", afirma a publicação.

Segundo o grupo, a ação desta quarta mais um massacre, desta vez psicológico, "do governo que se alinha com fundamentalistas religiosos, anti-indígenas e ruralistas e quer colocar um general do Exército para presidir a Funai".

A campanha lembra que inúmeras liminares de reintegração foram expedidas anteriormente e derrubadas pelo STF (Supremo Tribunal Federal), mas hoje o despejo foi colocado em prática.

Os índios lutam pela demarcação há pelo menos 12 anos e desde 2013 ocupavam a fazenda, arrendada pela usina São Fernando para plantio de cana. A São Fernando pertence ao pecuarista José Carlos Bumlai, amigo do ex-presidente Lula e réu na Operação Lava Jato.

"A cacique está voltando para a beira de uma rodovia, hoje, mas se Temer e aliados pensam que intimidam líderes, está equivocado. Somos Nação Guarani! Não vamos ficar em silêncio! O Brasil tem que devolver nossas terras", avisou por mensagem na rede social uma liderança do Conselho Aty Guasu.

http://www.campograndenews.com.br/cidades/interior/indios-acusam-govern…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.