VOLTAR

Índios acampam em trilhos para pressionar empresa

OESP, Metrópole, p. A16
17 de Nov de 2015

Índios acampam em trilhos para pressionar empresa

ENVIADO ESPECIAL / RESPLENDOR

Desde sexta-feira, índios krenaks ocupam a linha férrea da mineradora Vale no município de Resplendor, em Minas. Com a cultura e a subsistência dependentes do Rio Doce, os indígenas resolveram protestar contra a poluição do rio pela lama de rejeitos das barragens em Mariana e pedem apoio da Vale para a recuperação da região e, a curto prazo, água potável.
No fim da tarde, a Vale informou que os índios concordaram em liberar a ferrovia, e o tráfego deve ser retomado amanhã.
No fim da semana, a linha havia sido obstruída com galhos de árvores em chamas que impediam a passagem de vagões da mineradora na via que liga Vitória a Belo Horizonte.
A linha foi ocupada ainda em diferentes pontos, reabertos após ordens judiciais favoráveis à Vale - no Espírito Santo, o movimento foi liderado pela prefeitura de Baixo Guandu, que pôs tratores nos trilhos. A exceção era o bloqueio dos índios.
Ontem, centenas deles, com muitas crianças, permaneciam acampados sob lonas pretas e em barracas de camping à espera do resultado da reunião com a mineradora.
"Nossa existência está ligada ao rio. Quando soubemos da lama, a aldeia entrou em choque", disse a professora Shirley Krenak, de 36 anos, cuja aldeia tem 760 integrantes. Segundo ela, um caminhão-pipa foi enviado à região, mas a água não era potável. "Não temos água nem para beber." A empresa não detalhou os termos do acordo e se fornecerá água à aldeia. / MARCO ANTÔNIO CARVALHO

OESP, 17/11/2015, Metrópole, p. A16

http://brasil.estadao.com.br/noticias/geral,por-agua--indios-ocupam-fer…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.