VOLTAR

Índios

FSP, Painel do Leitor, p. A4
Autor: BARBOSA, Cassiano; GURGEL, Marina Rossi
23 de Dez de 2008

Índios

"É muito importante a discussão de Ives Gandra da Silva Martins (Opinião, 21/12) sobre a reserva Raposa/Serra do Sol. Apesar disso, acredito haver algumas falhas nas quais podemos observar uma ótica bastante parcial. Ironias como "museu do índio vivo" revelam um etnocentrismo cultural que necessita de um debate mais aprofundado. Ao dizer que 185 milhões de brasileiros não podem andar livremente por todo o país, esquece que a grande propriedade ocupa 55% de todo o território cadastrado no Incra. Nessas terras a população também não pode transitar livremente."

Cassiano Barbosa (Marabá, PA)

"Lamento o modo como o brasileiro Ives Gandra da Silva Martins analisa a questão indígena (21/12).
Ainda mais por se tratar de um eminente jurista, filho de estrangeiro tão bem acolhido em nosso país. Os índios são tão brasileiros quanto eu, o sr. ou qualquer paulistano. Além disso, ninguém é livre para andar por onde queira no território nacional -inclusive os índios, que estavam aqui antes de nós. Tente entrar anonimamente em áreas da Vale do Rio Doce que têm o tamanho de Portugal e depois nos conte a experiência. E, em época de intensa discussão acerca da natureza, é pertinente lembrar que os territórios indígenas são os mais bem preservados -vide Xingu, um oásis no meio da destruição promovida pelos fazendeiros (Ciência, 27/1/ 2006)."

Marina Rossi Gurgel (São Paulo, SP)

FSP, 23/12/2008, Painel do Leitor, p. A4

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.