VOLTAR

Índios

FSP, Painel do Leitor, p. A3
Autor: SILVA, Hilton Pereira da
18 de Ago de 2007

Índios

"Em 21 de junho, a Folha reproduziu a reportagem "Índios da Amazônia recorrem contra a venda de seu DNA" (Brasil), de Larry Rohter, correspondente do "New York Times", na qual sou acusado de envolvimento com o caso da venda de sangue karitiana. Muitos são os erros cometidos por Rohter e reproduzidos por este jornal.
1) A notícia é antiga, e a própria Folha, em junho de 1997, concedeu-me direito de resposta para esclarecer confusões da imprensa à época que agora renascem.

2) Em 1996, na condição de antropólogo, acompanhei cinegrafistas britânicos que filmavam um documentário entre os karitiana. Entretanto, sendo também médico, vi-me diante de uma situação de emergência, em razão do precário estado de saúde dos índios, e prestei-lhes -de modo voluntário e gratuito, e por solicitação deles- atendimento médico. Minha conduta respaldava-se no artigo 135 do Código Penal, que pune omissão de socorro, e nas recomendações dos artigos 57 e 58 do Código de Ética Médica, ao qual me subordino. A regularidade de minha atuação foi reconhecida por duas CPIs e pelo juiz federal que analisou o caso -todos estes ignorados na reportagem de Rohter.

3) O sangue por mim coletado -em procedimento médico corriqueiro e necessário para diagnóstico complementar de doenças como anemias, hepatites, doenças do colágeno, HIV etc.- esteve depositado no laboratório da Universidade Federal do Pará, centro de reconhecida competência, desde 1996 até ser requisitado pelas autoridades de Rondônia. Ele não saiu do Brasil e tampouco se prestou a fins comerciais.

4) Não fui procurado nem ouvido pelo senhor Rohter, apesar de meus contatos (e-mail, telefones etc.) estarem disponíveis em milhares de sites na internet e em publicações nas quais tento esclarecer esses equívocos.

5) Há, por fim, um erro grave na tradução da Folha. No original de Rohter, no segundo parágrafo, lê-se "their blood and DNA collected during that first visit are being sold". A Folha omite, na tradução, que a coleta que resultou em venda foi a primeira, conduzida por pesquisadores norte-americanos, anterior à minha visita em pelo menos dez anos."

Hilton Pereira da Silva (Belém, PA)
Nota da Redação - Leia abaixo a seção "Erramos".

Erramos

Brasil (21.jun, Pág. A13) Por erro de edição, foi omitido da reportagem "Índios da Amazônia recorrem contra a venda de seu DNA" que o material vendido pela empresa dos EUA foi coletado pelo primeiro grupo de pesquisadores.

FSP, 18/08/2007, Painel do Leitor, p. A3

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.