VOLTAR

Índio txucarramãe ensina os segredos de vida harmoniosa

O Liberal-Belém-PA
02 de Dez de 2002

Agenda sempre preenchida, palestras, atividade literária, pesquisa. tudo isto faz parte do cotidiano do índio txucarramãe (a palavra significa guerreiro sem armas) Kaka Werá Jecupé, que fará a palestra "Valores Humanos e Tradições Indígenas - Uma Proposta de Educação para a Paz". A palestra estava marcada para o dia 28 de novembro, mas foi transferida para hoje.

Em entrevista respondida por e-mail, Kaka demonstra estar sempre ligado a sua cultura ancestral. O índio, que reside em São Paulo, está em Belém com mais um objetivo. Ele quer ensinar o que sabe sobre as danças indígenas. Os estudiosos de holística acreditam que estas danças são capazes de conectar corpo, mente, psique e espírito para que seja conseguida a harmonia entre as partes.

A palestra "Valores Humanos e Tradições Indígenas - Uma Proposta de Educação para a Paz" é uma defesa à identidade cultural do homem brasileiro, da harmonia entre os diferentes saberes.

"A proposta da palestra é apresentar ao público os valores ancestrais que norteiam a cultura indígena. Entre os povos nativos, dentro de sua diversidade de costumes, existem conceitos enraizados que fazem dessa mesma diversidade uma unidade. Por exemplo: o reconhecimento da Terra como uma grande mãe, um espírito de consciência própria, que se manifesta através da natureza", explica o pesquisador, que realiza esta palestra há mais de doze anos e observa que, de maneira geral, o público reage com surpresa ao constatar que a história brasileira reforçou referências negativas a respeito dos povos indígenas.

Kaka Werá, ao defender a harmonia entre os diferentes saberes, tem como referência a própria natureza. "Onde há biodiversidade, há vida, há riqueza, uma cadeia de inteirações se realiza. Onde há monoculturas, há degradação, morte, desigualdade de relações. O respeito à diversidade de saberes é, no mínimo, antidiscriminatório". Estas culturas, conforme sua opinião, precisam ser conhecidas além do aspecto folclórico e exótico.

Este txucarramãe é um curador formado por pajés guarani e tapuia. "Nasci próximo à capital de São Paulo e fui também formado nos bancos da escola pública". Ele fundou, em 1996, o Instituto Arapoty, com o propósito de restaurar e difundir os valores sagrados dos povos nativos brasileiros.

Kaká Werá é autor dos livros "Oré Awé Roiru'a ma - Todas as vezes que dissemos adeus", "Tupã Tenondé - A criação do Universo, da Terra e do Homem Segundo a Tradição Oral Guarani" e "A Terra dos Mil Povos" - História Indígena do Brasil Contada por um Índio".

Serviço - A palestra "Valores Humanos e Tradições Indígenas - Uma Proposta de Educação para a Paz" acontecerá hoje, às 19h30, no Espaço Cultural Universo (rua dos Mundurucus, 4010, entre Castelo e José Bonifácio). Entrada franca. Informações pelos telefones 246-5599/9985-6010/276-5248/9142-6062.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.