VOLTAR

Índio tariano quer ser prefeito

A Crítica, Política, p. A6
21 de Mai de 2004

Índio tariano quer ser prefeito
Filiado ao PT, Pedro Garcia pretende comandar o Município de São Gabriel da Cachoeira, no Alto Rio Negro

Fernanda Teixeira
Da equipe de A Crítica

Com uma população predominantemente indígena, o Município de São Gabriel da Cachoeira (a 858 quilômetros de Manaus) nunca teve no comando do Executivo Municipal um índio. É uma realidade que as lideranças indígenas estão se mobilizando para tentar reverter nas eleições de outubro deste ano. Pela primeira vez um integrante da etnia tariano estará entre os candidatos à Prefeitura.
Filiado ao PT há um ano, Pedro Garcia, 42, é a aposta de entidades como a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia (Coiab) para chegar ao comando da Prefeitura. Militante há vários anos de movimentos sociais, Garcia diz que acredita na execução de um bom trabalho não só com a etnia, mas também com os munícipes. "0 nosso grande desafio é trabalhar com os diferentes segmentos e instituições instaladas na cidade. Nós acreditamos que elas estão lá porque trabalham em prol da população local e, diante disso, achamos que uma parceria pode garantir melhores condições de realizarmos um desenvolvimento adequado a todos", observou.
A história de luta dos povos indígenas de São Gabriel da Cachoeira é antiga e, na década de 70, algumas lideranças deram início a um trabalho de conscientização nas comunidades. 0 resultados dessa luta só começaram a surgir, segundo Garcia, dez anos mais tarde - quando a etnia consolidou o movimento indígena a partir da criação da Federação das Organizações Indígenas do Alto Rio Negro (Foirn).
Em 1999, realizou-se o primeiro fórum de debates sobre os direitos dos índios, no qual foi dada a abertura para a discussão sobre a participação dos mesmos nos pleitos eleitorais. A discussão se aprofundou e, em 2002, as lideranças criaram uma comissão indígena suprapartidária para orientar passo a passo a etnia sobre a responsabilidade e as obrigações de se filiar a um partido político.
"Os índios eram, muitas vezes, forçados a se filiar no partido sem saber o motivo de estarem fazendo aquilo", afirma Garcia. Diante desse cenário, o movimento indígena decidiu esclarecera comunidade sobre os seus direitos e deveres. Em junho de 2003, ocorreu um encontro em que foram apontados diversos nomes para disputara Prefeitura de São Gabriel da Cachoeira, dentre eles o de Garcia.
A confirmação de seu nome só aconteceu em janeiro - a partir da decisão das bases. lá tivemos várias lideranças participando do movimento político, mas sempre foi a convite dos outros", frisou.

Comentário
Protagonismo indígena
Por Francisco Loebens, coordenador do Cimi Norte I

A história recente mostra a força do protagonismo indígena. A reação contra a proposta das elites de decretara extinção dos povos indígenas na virada do milênio fez renascer a esperança num Brasil multiétnico e plúricultural.
Esse protagonismo afirma-se, principalmente, na luta pela garantia das terras. Nesse particular, os povos indígenas conquistaram importantes vitórias através de constantes mobilizações e de sua capacidade de articulação. Um dos momentos mais marcantes ocorreu quando os povos indígenas, com o apoio de seus aliados, conseguiram garantir na Constituição de 1988 o reconhecimento de suas organizações sociais e enterrar definitivamente a tutela do Estado.
As primeiras Assembléias Indígenas inter-povos, realizadas na década de 70 com o apoio do Cimi, também foram importantes para que fosse ouvida a voz dê - "quem não tinha voz".

Município nunca elegeu prefeito índio

Com 98% da população formada por indígenas, São Gabriel da Cachoeira nunca elegeu um índio para o cargo de chefe do Executivo Municipal. Mas para o pré-candidato petista a população está mais consciente em função do trabalho realizado pelos movimentos indígenas.
Garcia disse que a indicação de seu nome não é motivo para acomodação. "Se eu pensar que estou eleito porque as lideranças me indicaram, estou errado. Os outros candidatos estão se articulando e buscando apoio", observa. índio vota em índio, afirma Garcia, mas a escolha. depende da proposta e da confiança transmitidas pelo candidato.
Para Garcia sua candidatura surge como uma proposta de revolução. "É uma forma de nós conquistarmos nosso espaço e vermos que os programas criados pelos Governos Federal e Estadual não foram implantados no Município", comentou.

Fome é um dos principais problemas

Seiscentas comunidades indígenas vivem em São Gabriel da Cachoeira, divididas em cinco distritos: Pari-cachoeira, Taracuá, Iauaretê, Assunção do Içana e Cucuí. Um dos problemas existentes na cidade, de acordo com Garcia, é a desnutrição.
Propostas
Ele acredita que o problema pode ser minimizado por meio de ações do programa federal Fome Zero, mas ressalta que não será suficiente para resolver a situação das famílias carentes. A alternativa seria o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de alimentação a partir da assistência técnica.
"Do contrário, torna-se um apadrinhamento como sempre foi. Isso cria uma certa dependência. Com programas de desenvolvimento sustentável, as pessoas terão condições de comprar máquinas e fazer a manutenção".

Em números

17,4 mil é o número aproximado de eleitores do Município de São Gabriel da Cachoeira, segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral.
O Município tem 29,9 mil habitantes, de acordo com o Censo de 2000 do IBGE e uma área territorial de 109.180 quilômetros quadrados.
São Gabriel da Cachoeira foi fundado em 1657 por padres jesuítas.

A Crítica, 21/05/2004, Política, p. A6

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.