VOLTAR

Índio: sujeito e objeto

JB, Caderno B, p. B4
20 de Abr de 2004

Índio: sujeito e objeto
Retratos e auto-retratos de indígenas e sua cultura em mostras no CCBB

Paula Santos
Divulgação

Pintura ticuna
Duas exposições e uma mostra de vídeos apresentam a partir de hoje ao público carioca enfoques diversos sobre os índios e sua cultura. A exposição Yanomami- o espírito da floresta reúne no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) vídeos, fotografias, música e instalações de 13 artistas plásticos brasileiros e estrangeiros, realizadas a partir do contato com a cultura yanomami. Simultaneamente, o CCBB abriga ainda a exposição Ticunas - Pinturas da floresta, de obras realizadas por índios, e a mostra Vídeo nas aldeias, que apresenta documentários realizados por indígenas.
Yanomami - o espírito da floresta foi organizada pela Fundação Cartier para as Artes Contemporâneas e exposta em Paris em 2003. Sob a orientação do antropólogo francês Bruce Albert, que desenvolve estudos sobre a tribo desde 1975, os artistas foram convidados a apresentar visões sobre os rituais religosos yanomami. Através de seu amigo, o xamã (líder espiritual) Davi Kopenawa, Bruce levou individualmente cinco dos artistas para conviverem com a tribo Watoriki, na Amazônia brasileira, por períodos de uma a duas semanas, em 2002.
- Mostrei para os artistas os nossos rituais, a pajelança, e o yãcoana, nosso alimento espiritual. É um alucinógeno para enxergar longe, ver os espíritos que moram nas montanhas da floresta- conta Davi Kopenawa, que fala português.
- O trabalho do americano Gary Hill é uma instalação que traduz suas sensações visuais e sonoras durante essa sessão alucinógena- explica Bruce.
Também fazem parte da mostra uma série de fotos de Claudia Andujar, suíça naturalizada brasileira que desde o início dos anos 70 fotografa os yanomami.
- Eles eram pessoas muito abertas, cheias de vitalidade, até o início das invasões de garimpeiros, em meados dos anos 80 - diz Claudia, que chegou a viver com a tribo.
Os artistas que não tiveram contato direto com a aldeia foram inspirados por desenhos e vídeos que os yanomami produziram especialmente para eles, através da ONG Vídeo nas Aldeias. A organização tem ensinado o manejo das câmeras a vários grupos indígenas do país. No ciclo do CCBB, eles apresentarão 42 vídeos resultantes deste trabalho. Já a exposição Ticunas - Pinturas da floresta mostra obras realizadas por índios misturando materiais tradicionais do artesanato indígena com tintas industrializadas.

JB, 20/04/2004, Caderno B, p. B4

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.