Jornal de Brasília (Brasília - DF)
Autor: MOREIRA, Memélia
19 de Abr de 1986
Texto de Memélia Moreira que trata da questão dos povos indígenas isolados, que nunca tiveram contato com a sociedade nacional e tampouco reconhecem, para poderem cobrar, seus direitos. Moreira afirma que a Funai deixou de se ocupar com as frentes de atração quando os recursos destinados a isso (incluindo a construção de estradas, por exemplo) foram ficando cada vez mais escassos.
Por fim, parte do discurso do Ministro do Interior Ronaldo Costa Couto é apresentada, em que defende o fim da política indigenista paternalista, a imediata demarcação de terras, o apoio às etnias e o cumprimento de seus direitos.
As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.