VOLTAR

Índio que matou policiais é preso em Caarapó

Dourados Agora - http://www.douradosagora.com.br/
16 de Ago de 2011

Policiais federais prenderam na manhã de ontem, durante desdobramento da Operação Tekoha (minha terra, em guarani), na Aldeia Tey Cuê, em Caarapó, o indígena Ezequiel Valensuela, de 43 anos, que já esteve preso por um ano por duplo homicídio triplamente qualificado dos policiais civis Rodrigo Lorenzzato e Ronilson Magalhães Bartie, ocorrido em 1 de abril de 2006 na aldeia Passo Piraju, na região de Dourados.

Na época do crime, os policiais foram assassinados em uma emboscada com utilização de punhais, facas, pedaços de madeira e arma de fogo, a mando do então cacique desaldeado Carlito de Oliveira.Desta vez, Valensuela foi flagrado com 835 gramas de maconha, divididos em três tabletes da droga.

Ainda durante a ação em Caarapó, conforme a PF, uma jovem de 18 anos foi autuada como usuária de entorpecente, apreendida uma arma de fogo e duas motocicletas, que apresentavam sinais de adulteração e, possivelmente, são frutos de roubo.

Tey Cuê

Nos últimos cinco anos a aldeia Tey Cuê vem sofrendo com a presença de drogas. O capitão Israel Almeida Quevedo diz o problema se tornou crônico. "Esperamos que essa operação possa tirar as drogas entre os índios. A situação já está insuportável", afirma a liderança. A grande quantidade de bebidas é outro problema. "Tem indígenas que compram bebidas em grande quantidade para a revenda. Isso favorece o aumento do uso de álcool dentro da aldeia", reitera. A Tey Cuê fica há 15 quilômetros da cidade de Caarapó.

O professor Caiuá Alisio Soares Martins diz que o uso de drogas começa cedo entre as crianças. "A gente conversa com os alunos sobre vários assuntos. No projeto que combate o uso de drogas abrimos o diálogo para elas e uma boa parcela diz que já conhece algum tipo de entorpecente", relata o professor. Ele também vê com bons olhos a operação na aldeia. "Aguardávamos com ansiedade essa operação, que só traz benefícios", garante. Há meses os policiais vinham mapeando a aldeia Tey Cuê em Caarapó.

Balanço

Conforme balanço da PF a operação, iniciada no dia 10 de junho, inicialmente nas aldeias Jaguapiru e Bororó, em Dourados, já prendeu 11 pessoas e registrou 362 ocorrências ou denúncias. Também foram apreendidas 140 armas brancas, além de drogas como maconha e cocaína, bebidas alcoólicas e cartões de benefício de programas do governo retidos por traficantes. A Federal também encontrou 721 quilos de leite em pó vencidos, enviados para as famílias indígenas por meio de programas sociais.

http://www.douradosagora.com.br/noticias/cidades/indio-que-matou-polici…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.