VOLTAR

Índio Investigação da morte de trukás

Radiobrás-Brasília-DF
Autor: Aloisio Milani
05 de Abr de 2006

O Tribunal Regional Federal da 5ª- Região aceitou a federalização das investigações da morte de dois índios trukás, assassinados pela Polícia Militar em maio do ano passado, na aldeia do município de Cabrobó, em Pernambuco. A decisão acatou o pedido do Ministério Público Federal.
Segundo nota oficial do tribunal, o procurador regional da República Fábio George Cruz da Nóbrega justifica a decisão alegando que esses assassinatos não foram casos isolados, mas resultado de um processo histórico de discriminação e do convívio tenso entre os índios e a Polícia Militar.

Os dois índios, Adenilson dos Santos Vieira, de 38 anos, e seu sobrinho, Jorge Adriano Ferreira Vieira, de 17 anos, foram mortos a tiros quando participavam de uma festa junina com mais de 400 pessoas e após a visita oficial de representantes do governo federal. As mortes aconteceram depois de protestos contra a entrada da polícia na área.

À época, a antropóloga e educadora do Centro de Cultura Luiz Freire Caroline Mendonça explicou que o conflito entre os indígenas e a PM começou em 1999, quando os trukás conseguiram que os 124 posseiros residentes saíssem das terras consideradas tradicionais da Ilha de Assunção, uma área de 6.200 hectares. Cerca de 3.500 índios dessa etnia vivem hoje na ilha.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.