VOLTAR

Índio Guarani lança livro e vende pela internet

MidiaNews -Cuiabá-MT
21 de Jan de 2002

O escritor Olívio Jekupé, índio Guarani, acaba de lançar o livro de contos infantis O saci Verdadeiro, à venda no site culturaguarani.hpg.com.br. Ao contrário do folclore, no qual o saci vive na floresta fazendo travessuras e maldades, o personagem criado por Jekupé é protetor da floresta.

A venda pela Internet é parte do trabalho da Associação Guarani Ne'e Porã, que também oferece diversas informações sobre os Guarani. Outras publicações do escritor Marcus Tupã podem ser encontradas no endereço eletrônico.

Jekupé, cursou a faculdade de filosofia no Paraná (PUC) e em São Paulo (USP), mas dificuldades financeiras impediram sua formatura. Escreve desde os quinze anos e já publicou dois livros de poesia e três de contos. Hoje mora na aldeia Krukutu, situada entre Santos e São Paulo, num trecho onde a Mata Atlântica está bem preservada graças a presença dos indígenas.

Lá, Jekupé participa da diretoria da associação e promove cursos e palestras para os índios e visitantes da aldeia.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.