VOLTAR

Índio é morto durante ação da Polícia Federal no Sertão

Jornal do Commércio-Pernambuco-PE
12 de Dez de 2002

O índio Antônio José Gundim, 25 anos, da tribo Truká, morreu durante a Operação Ilha Livre da Polícia Federal na Ilha de Assunção, reserva indígena localizada em Cabrobó, no Sertão do Estado. Segundo a PF, o índio, conhecido como Antônio de Nô, reagiu à prisão e trocou tiros com os agentes. A polícia cumpria mandados de busca e apreensão na ilha, expedidos pela 8ª Vara da Justiça Federal.
De acordo com a PF, o índio foi condenado a oito anos por tráfico de drogas e tinha um mandado de prisão também por tráfico. Na hora da prisão, ela estaria com uma espingarda e uma pistola. O tiroteio ocorreu por volta das 6h30, da última terça-feira. Ainda segundo a polícia, Antônio José seria integrante de uma quadrilha que fornecia armas e fuzis para um grupo de traficantes, que seria comandado por Cleiton Araquan, que está foragido.
Por causa da morte do índio, o clima na aldeia é tenso. A família de Antônio José Gundim está revoltada. Ontem, pela manhã, o corpo do índio foi sepultado. Seguindo um procedimento padrão, a Polícia Federal vai abrir inquérito para investigar as circunstâncias da morte.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.