VOLTAR

Índio é condenado a 12 anos de prisão por assassinato

Tribuna de Imprensa-Rio de Janeiro-RJ
24 de Mar de 2006

O índio xucuru José Lourival Frazão, conhecido como Louro Frazão, foi condenado ontem a 12 anos e meio de prisão, em regime fechado, pelo assassinato de José Edmílson Barbosa, também xucuru. A morte ocorreu em fevereiro de 2003 no município de Pesqueira, no agreste do Recife. Frazão, que está preso no Centro de Triagem de Abreu e Lima, no município metropolitano de Abreu e Lima, também responde por porte ilegal de arma.

O crime ocorreu em decorrência de um desentendimento. A vítima estava acompanhada de Josenílson José dos Santos, da tribo atikun, e do cacique Marcos Luidson, líder de 23 das 26 aldeias xucuru em Pesqueira. Ele reclamou que o gado de Frazão interrompia a passagem de automóveis, ocupando a estrada. Houve discussão e Frazão atirou, matando José Edmílson, então com 19 anos. Josenílson também morreu baleado, mas o júri entendeu que Frazão atirou, neste caso, em legítima defesa. O julgamento ocorreu no Fórum de Caruaru, a 130 quilômetros do Recife. O Tribunal Regional Federal (TRF) pode recorrer da sentença.

Frazão é ligado ao grupo de Expedito Alves Cabral, o Biá, que lidera as outras três aldeias xucuru de Pesqueira e é rival de Marcos Luidson, filho do Cacique Chicão, assassinado em 1998.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.