VOLTAR

Índio brasileiro ainda à espera do dia de festa

O Liberal (Belém - PA)
23 de Abr de 1984

A Semana do Índio é marcada por uma série de denúncias de ataques aos indígenas. Com as pautas puxadas a partir da proposta de alteração do Código Civil Brasileiro, alterando a condição jurídica do indígena transformando-os em absolutamente dependentes da Funai. Também surge como ameaça o projeto de lei que pretende acabar com a tutela da Funai sobre os índios através da emancipação dos indígenas. Essas medidas mexem diretamente com a questão das terras, pauta central quando se trata da questão indígena.
O antropólogo Antônio Carlos pesquisador do Museu Emílio Goeldi é crítico a introdução exagerada dos hábitos e costumes brancos, bem como da presença exagerada destes nas aldeias. Já a delegada substituta da Funai em Belém, Zélia Salgado acredita que a tendência é a integração do indígena a sociedade envolvente. A entrada do Projeto Carajás não seria então um projeto que transformaria os indígenas em marginalizados, mas sim uma forma de garantir sua auto-suficiência a partir do investimento que virá junto com o projeto. A delegada garante também que até o final do projeto todas as reservas no Estado do Pará estarão demarcadas, explicando que o grande problema da Funai é a falta de verba para a demarcação
Segundo a antropóloga e membra do Cimi, Edna Maria de Souza Damasceno, o Banco Mundial, financiador do Projeto Carajás, o que existe é uma estratégia de ocupação da área, mas segundo Antônio Carlos, o financiado pelo Banco Mundial foi feito apenas na condição de que houvesse um fortalecimento das comunidades indígenas. Para Antônio Carlos, as preocupações, agora já consumado o Projeto deve ser em como fazer bom uso das verbas que serão destinadas, focando na garantia da demarcação das terras indígenas.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.