VOLTAR

Índio aponta mudanças na Funasa como causa de mortes

Campo Grande News-Campo Grande-MS
Autor: Helio de Freitas, de Dourados
22 de Fev de 2005

O vice-presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena de Dourados, o guarani Fernando da Silva Souza, 37, aponta o "aparelhamento político" na Funasa (Fundação Nacional de Saúde) como a principal causa do aumento da mortalidade infantil nas aldeias do município. Segundo reportagem do jornal "Folha de S.Paulo" publicada nesta terça-feira, Fernando Souza denuncia que funcionários dos pólos distritais perderam os cargos a partir de 2003 para dar lugar a servidores nomeados por critérios políticos.
Outro entrevistado pela "Folha" a apontar interferência política na Funasa é o médico Zelik Trajber, 58, que atende crianças índias no PSFI (Programa de Saúde Familiar Indígena). Segundo ele, a mudança na fundação afetou o trabalho de assistência médica, já que os agentes de saúde têm papel fundamental na localização e atendimento de crianças desnutridas nas aldeias.
Também ouvido pelo jornal paulista, o diretor nacional do Departamento de Saúde Indígena da Funasa, Alexandre Padilha, negou existência de interferência política no órgão e na área de assistência. Segundo ele, o Conselho Distrital de Saúde Indígena aprovou a permanência dos chefes dos pólos distritais e a do coordenador regional da Funasa, Gaspar Hickmann. Padilha disse que foram feitas apenas três substituições, a pedido da comunidade indígena

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.