VOLTAR

Índio aceita estrada no Araguaia

O Estado de São Paulo (São Paulo-SP)
15 de Ago de 1984

O diretor do Parque Indígena do Araguaia, Daniel Koxini, concordou, em reunião com os fazendeiros da região, com a abertura da rodovia Transaraguaia, que vai atravessar a Ilha do Bananal, passando próxima a aldeia Boto Velho, dos Javaé. Em troca, os fazendeiros doarão à comunidade indígena Cr$ 300 milhões.
O bispo de São Félix do Araguaia, dom Pedro Casaldáliga, criticou a atitude do diretor, afirmando que muitas comunidades indígenas da região, inclusive os Javaé que serão mais diretamente atingidos, não participaram da reunião.
O assesor do presidente da Funai, Porfírio Carvalho, disse que o órgão está estudando o caso, mas que a principio não aceita a decisão tomada por Koxini.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.