VOLTAR

Indigenistas da Funai vão nesta manhã à área ocupada

Campo Grande News-Campo Grande-MS
Autor: Maristela Brunetto
16 de Jan de 2004

O antropólogo Cláudio Romero e o assessor da presidência da Funai (Fundação Nacional do Índio), Odenir Pinto de Oliveira, seguem nesta manhã para a região de fazendas ocupadas por gurarani-caiuá em Japorã. O administrador da Funai em Amambai, William Rodrigues, só espera a chegada dos dois para levá-los até os índios.
Romero vem a pedido dos índios. Ele já realizou estudos antropológicos na região, que resultaram na identificação de terras indígenas. Logo no começo da ocupação, no final de dezembro ele não pôde vir. Já o assessor vem por determinação do presidente. Mércio Pereira Gomes. Rodrigues disse ter expectativa com a ida dos dois à região, uma vez que são indigenistas.
Anteontem, após ouvir o relato do governador Zeca do PT, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou a Gomes que se envolvesse pessoalmente no conflito. Há uma decisão judicial de desocupação das 14 fazendas onde estão os índios em Japorã e o prazo é de 3 dias. O presidente também estará hoje no Estado. Às 13h, ele participa de reunião na Governadoria. O ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, também acompanha o caso, através de contato telefônico com o governador.
Ontem Zeca disse que a atuação dos índios "extrapolou o limite do bom senso". Ele também criticou a atuação da Funai no Estado. Há três administrações independentes: uma em Campo Grande, outra em Dourados e a terceira em Amambai. No caso desta, responsável pela interlocução com os guarani-caiuá, Rodrigues diz ter conversado com os índios e informado à presidência do órgão de tudo o que estava ocorrendo.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.