VOLTAR

Indígenas, trabalhadores e gestores da saúde indígena no Dsei Potiguara se unem para definir propostas para a 6ª Conferência Nacional de Saúde Indígena

Ministério da Saúde http://portalms.saude.gov.br
30 de Nov de 2018

Reunidos entre 26 e 29 de Novembro, no município de Conde, na Paraíba, cerca de 100 pessoas entre indígenas, trabalhadores e gestores da Saúde Indígena discutiram quais as propostas que apresentarão na próxima Conferência Nacional. Os debates, por vezes acalorados, foram modificando e adequando as propostas que melhor traduziam o desejo de toda a comunidade atendida pelo Distrito Sanitário Indígena (DSEI) Potiguara. Ao todo, as equipes do Dsei atendem mais de 17 mil indígenas das Etnias Potiguara, da Paraíba e do Rio Grande do Norte e Tabajara.

No primeiro dia, os trabalhos foram abertos com um Toré, ritual que invoca os antepassados, as forças da natureza e de Tupã para iluminar os caminhos da Conferência Distrital. O Pajé Chico Potiguara conduziu a cerimônia que mescla orações, cânticos e danças. Logo depois, o coordenador do DSEI, Ricardo de Assis abriu oficialmente a conferência ressaltando a importância do momento que proporciona o encontro de ideias para definir o que é melhor para a saúde da comunidade indígena. O Cacique Geral Sandro Potiguara destacou a importância da união de todos para a conquista de mais avanços. "Juntos é que vamos avançar e conquistar mais saúde de qualidade para nossos povos" recomendou Sandro. Participando como membro do Fórum de Presidentes de Condisi, Cacique Daran Tupi Guarani, lembrou que a saúde indígena é construída ouvindo-se a todos da comunidade indígena. "Precisamos das vozes de todos, todos precisam ser ouvidos para que tenhamos saúde digna para nossos povos" afirmou Daran.

Logo na primeira tarde foram formados quatro grupos de trabalho que ficaram responsáveis por propor 10 metas para cada um dos sete eixos propostos pela 6ª CNSI. Durante mais de 4 horas de debate intenso na tarde do primeiro dia de conferência, os participantes conseguiram definir que propostas seguiriam para avaliação do plenário da conferência distrital. Ao final da tarde, eles elegeram os delegados que participarão da Conferência Nacional que acontece em maio de 2019 em Brasília.

No segundo dia, os grupos de trabalho concluíram a formulação de propostas e o plenário escolheu quais delas seguiriam para a conferência nacional e quais seriam modificadas ou excluídas. A votação foi tranquila e as propostas foram aprovadas com poucas modificações em relação ao que foi produzido nos grupos de trabalho. Após a votação, um novo Toré foi realizado, dessa vez para agradecer os dias de debate e também de congraçamento da comunidade da saúde indígena.

Para Capitão Potiguara, liderança do povo Potiguara, os povos participantes da Conferência Distrital merecem ser parabenizados por ter conseguido enxugar as propostas e definir pontos bem objetivos para serem levados à Conferência Nacional. Genildo Cardoso, que representou o Condisi do Dsei Potiguara na Conferência, disse que o encontro teve a preocupação de levantar demandas que podem beneficiar os povos do Dsei mas também a todos os povos indígenas do Brasil. O coordenador Ricardo Assis finalizou afirmando que estava muito feliz com os resultados da conferência distrital e que era muito importante quando a comunidade indígena se une em torno de propostas comuns para a saúde indígena.

http://portalms.saude.gov.br/noticias/sesai/44848-indigenas-trabalhador…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.