VOLTAR

Indígenas terão curso de capacitação para elaborar e gerenciar projetos

Site da Funai
06 de Mai de 2002

Oito representantes das etnias Gavião, Nambiquara, Suruí, Apurinã, Parintintim e Colombiara terão curso específico para serem monitores de 45 lideranças indígenas que farão um curso para aprender a preparar projetos de sustentabilidade e proteção das florestas em suas comunidades. Os cursos serão dados em Cacoal/RO pela Proteção Ambiental Cacoalense - PACA e estão previstos para serem realizados em julho próximo, em duas etapas. A iniciativa é financiada com recursos da Secretaria da Amazônia do Ministério do Meio Ambiente/MMA.

Na primeira etapa, durante dez dias, os oito monitores terão um reforço de língua portuguesa, matemática, organização, políticas públicas e elaboração de projetos. Receberão ainda um catálogo atualizado com o nome e contatos das instituições que estão financiando projetos auto-sustentáveis. Em seguida, por quinze dias, os oito monitores treinaram 45 lideranças sobre como elaborar e gerenciar um projeto comunitário. Segundo a organizadora, Linete Ruiz, a Paca vem realizando esse tipo de curso desde 1996 e de 28 projetos encaminhados para o Programa Demonstrativo dos Povos Indígenas - PDPI, cinco tiveram parecer técnico aprovado e deverão estar recebendo o financiamento em breve.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.