VOLTAR

Indígenas têm orientação eleitoral nos idiomas nheengatu e guarani

Amazonas Atual - https://amazonasatual.com.br
02 de Out de 2024

MANAUS - O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) distribuiu 21 mil cartazes com orientações para o eleitor indígena nos idiomas nheengatu e guarani de sete estados das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte do país.

Na região Norte, Amazonas (1.197 seções) e Pará (2.785 seções), receberam os cartazes em nove das suas zonas eleitorais no idioma nheengatu, segundo o TSE.

Os cartazes abordam cinco temas, como boca de urna, proibição do uso de celulares na cabine de votação, justificativa da ausência na eleição, cola eleitoral, e o passo a passo do voto.

O Amazonas possui 60 zonas eleitorais, sendo 13 delas na capital Manaus e as restantes no interior, segundo o TRE-AM (Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas).

Nas regiões Sul e Sudeste, os cartazes são no idioma Guarani e foram distribuídos em São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Espírito Santo.

As regiões Sul e Sudeste reúnem 37 zonas eleitorais e 268 seções eleitorais que incluem o eleitorado indígena que fala guarani.

https://amazonasatual.com.br/indigenas-tem-orientacao-eleitoral-nos-idi…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.