VOLTAR

Indígenas são tema de seminário

Correio do Povo-Porto Alegre-RS
12 de Dez de 2003

Apresentações artísticas e mostras de artesanato marcaram ontem a abertura do 4o Seminário Povos Indígenas e o Estado, realizado no Museu Antropológico do Rio Grande do Sul (MARS), na avenida João Pessoa. O evento reúne até sábado representantes das tribos Guarani e Caingangue para o debate sobre políticas públicas que ofereçam melhores condições de vida aos indígenas. No RS, existem 20 mil caingangues e 1.500 guaranis.
Segundo o diretor do MARS, Walmir da Silva Pereira, é preciso ampliar o atendimento aos índios. 'Para viver dignamente eles precisam de suas terras, que é onde conseguem produzir sua cultura e seu modo de ser', disse. O cacique caingangue José Vergueiro, de São Leopoldo, destacou a importância do acesso à universidade e a serviços de saúde. Ele pede a criação de programas para garantir terras e proteger as reservas. O cacique guarani Juarez da Silva, de Viamão, reclama do pouco espaço para as 22 famílias.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.