VOLTAR

Indígenas são imunizados em Miranda

MS Notícias
02 de Mar de 2007

Indígenas de Miranda tiveram nos últimos dias a oportunidade de colocar as vacinas em dia. A ação promovida pela Coordenação Regional da Funasa em Mato Grosso do Sul (Core-MS) teve início no último dia 22 e foi encerrada ontem (28). A vacinação, que já é uma rotina nas aldeias da região, foi realizada pelo Pólo-Base Indígena de Miranda.

De acordo com a enfermeira do Pólo de Miranda, Lânia Rombi Fernandes, a vacinação nas aldeias atendidas pelo Pólo já consegue atingir 100% dos indígenas. "A vacinação acontece mensalmente para as crianças de zero a cinco anos e gestantes e a cada dois meses para toda população", ressalta.

Dessa vez a vacinação foi realizada em todas as aldeias atendidas pelo Pólo de Miranda e no acampamento Mãe Terra, onde constantemente as pessoas também são imunizadas.

"A cada dia que passa, a adesão da população é maior graças ao trabalho do agente indígena de saúde e da equipe multidisciplinar de saúde indígena que busca conscientizar às famílias sobre a importância da vacinação, seja por meio de palestras ou de visitas diárias", afirma a enfermeira.

As vacinas disponibilizadas para essa ação fazem parte do calendário básico de vacinação indígena, tais como: poliomelite, tetravalente, hepatite B, tríplice viral, dupla adulto, BCG, pneumococo, febre amarela e influenza, rotavírus, varicela e pentavalente.

O Pólo-Base Indígena de Miranda atende as aldeias Argola, Babaçu, Cachoeirinha, Lagoinha, Lalima, Moreira, Morrinho e Passarinho. Ao todo, 6230 índios são atendidos pelo Pólo.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.