VOLTAR

Indígenas são capacitados no estado de Tocantins

Funai-Brasília-DF
17 de Mai de 2005

A Fundação Nacional do Índio (Funai) por meio de sua Coordenação Geral de Educação em parceria com a Secretaria de Educação, deu início a uma capacitação de conselheiros do Conselho de Educação Escolar Indígena, no dia 26 de abril de 2005, onde foi discutido por grupos com maioria indígena, o objetivo do conselho, suas atribuições, composição, competências e funcionamento.

Os representantes da Funai e do Ministério da Educação (Mec) apresentaram um estudo referente à legislação indígena, constatando as atribuições de cada segmento presente.

Foi também apresentada pela Universidade de Tocantins, a carta dos povos indígenas construída no I Fórum Social Indígena. Na carta continha algumas reivindicações que serviram como propostas a serem discutidas com o Conselho.

Além de financiamento, recursos disponíveis e gastos referente à educação indígena no Tocantins, foi também abordados assuntos como o Regimento Interno e o controle social de recursos públicos. Para concluir o evento, houve uma votação para a lista tríplice a ser encaminhada ao Governador. A eleição aconteceu através de voto secreto, saindo como resultado para a formação da lista tríplice a senhora Edite Smikidi da Mata de Brito, o senhor Manoel Conceição Malahani e o senhor Paulo Kumaré Karajá. Como pauta para a 1ª reunião do Conselho, ficou a definição da agenda de trabalho do conselho; A questão dos Krahô-Canela (deliberação das propostas); Orçamento e plano de trabalho da Seduc e outros para a Educação Escolar Indígena.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.