VOLTAR

Indígenas são capacitados em instalação de sistemas de energia solar

pnb online - https://www.pnbonline.com.br
19 de Ago de 2023

Sábado, 19 de Agosto de 2023, 16h:13

Na última etapa do curso será a instalação das usinas em três aldeias com a supervisão e acompanhamento dos professores do IFMT.
Assessoria

Trinta indígenas das etnias Xavante, Guató e Bakairi estão sendo capacitados em Eletricista de Instalação de Sistemas de Energia Solar no IFMT Cuiabá Octayde resultado do projeto Fábrica Solar Social (Auto geração de energia em comunidades indígenas) desenvolvida em parceria com o ONG I9 Sol e a Secretaria Estadual de Meio Ambiente - Sema.

O projeto é parte do Programa REM MT - REDD Early Movers (Pioneiros Redução de Emissões por Desmatamento e e Degradação Florestal) que é desenvolvido desde 2012 como resultado de uma cooperação entre o governo alemão - financiador - através do Ministério Federal da Cooperação Econômica e Desenvolvimento (BMZ).

Ao final do projeto os indígenas estarão aptos a instalar e dar manutenção em sistemas de energia solar já implantados nas aldeias, ou que serão instalados no segundo semestre deste ano, conforme prevê o calendário de ações do projeto. A capacitação está sendo ministrada de forma insensiva com oito horas diárias de atividades praticas no laboratório de Energia Renovável do IFMT Cuiabá Otayde.

O curso teve início em fevereiro com o primeiro módulo, de 25 aulas, online. Nesta segunda etapa os indígenas estão vendo de perto os equipamentos que compõe uma usina de energia solar, como se faz a instalação dos painéis e como dar manutenção. "É um momento importante da qualificação a vivência nos laboratórios para ver os equipamentos e como se faz", explica o professor Tony Inácio.

Na última etapa do curso será a instalação das usinas em três aldeias com a supervisão e acompanhamento dos professores do IFMT. "Nesta etapa iremos nas aldeias acompanhar o trabalho dos indígenas na instalação e também na manutenção de algumas usinas que já existem, mas que estão paradas", frisou Tony.

De acordo com o indígena Xavante da comunidade de Sangradouro, Tiuré Dumanae Tserenhiomo, o curso é uma oportunidade muito grande. "Nós estamos recebendo por esses dias mais uma usina de energia solar e com esse curso se houver uma falha ou 'quebrar' eu tenho condições de consertar, por isso estou aqui, para aprender", destacou Tiuré Tserenhiomo.

Para o coordenador do Subprograma de Territórios Indígenas do REM MT, Marcos Ferreira, a geração de energia elétrica por meio de painéis fotovoltaicos nas aldeias é um grande avanço. "Agora, quando além de gerar energia, os próprios indígenas constroem, instalam e fazem manutenção destes painéis, estamos efetivamente promovendo independência e protagonismo dos povos originários", finalizou.

https://www.pnbonline.com.br/geral/inda-genas-sa-o-capacitados-em-insta…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.