VOLTAR

Indígenas são atendidos em Brasília e liberam a MS-156

Dourados Agora http://www.douradosagora.com.br/
Autor: Flávio Verão
06 de Mar de 2018

O bloqueio da MS-156 entre Dourados e Itaporã está encerrado. Com duração de quase uma hora, até o final da manhã desta terça-feira, o manifesto reivindicou alteração no processo de contratação de empresa para atuar na área da saúde em Mato Grosso do Sul.

Por volta das 11h, a comunidade recebeu telefonema de Brasília e cópia de documento encaminhado por celular onde mostrava que a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) havia cancelado edital que tinha dado como vencedora a empresa Santa Casa de Misericórdia de Sabará (MG) como a responsável pela contratação de mão de obra de funcionários da saúde para atuar em Mato Grosso do Sul.

O indígena Leoson Mariano Silva, do Conselho Distrital de Saúde Indígena (Condisi), disse que o próximo passo é reunir lideranças para pedir que participem da formulação do novo edital. "Queremos ter voz e desejamos que a empresa vencedora tenha experiência com a saúde indígena", argumentou.

O médico Zelik Trajber, que há 18 anos atua na comunidade indígena em Dourados, disse que a empresa mineira nunca atuou com causas indígenas. "O governo federal quer mexer onde não deve. O maior problema na questão indígena refere-se à gestão e não de contratação de trabalhadores".

A Ong Missão Evangélica Caiuá, sediada em Dourados, é a responsável pela contratação de trabalhadores para atuar na rede de saúde indígena em todo o Estado. São cerca de 700 trabalhadores entre agentes de saúde, técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos. A missão também atua nesse tipo de contratação em outros estados do país.

Segundo Zelik Trajber, a contratação de trabalhadores não interfere no andamento e desenvolvimento do trabalho nas aldeias indígenas, mas sim a gestão, como por exemplo sobre a aquisição e distribuição de medicamentos e de materiais para as unidades de saúde, bem como a manutenção de veículos como ambulâncias e manutenção em geral dos postos de saúde, todos de responsabilidade da Sesai, órgão vinculado ao governo federal.

Mais bloqueios

O manifesto de indígenas ocorreu em várias cidades do Estado. Na BR-163 em Campo Grande, saída para Jaraguari, a rodovia foi fechada por volta das 4h. Também teve bloqueio nas cidades de Amambaí, Tacuru e Paranhos. Todos foram liberados.

http://www.douradosagora.com.br/noticias/cidades/indigenas-sao-atendido…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.