VOLTAR

Indígenas ressabiados com Ministério dos Povos Originários

BNC Amazonas - https://bncamazonas.com.br/poder/indigenas/
18 de Nov de 2022

Indígenas ressabiados com Ministério dos Povos Originários
A deputada federal eleita Sonia Guajajara (PSOL-SP) e Joenia Wapichana (Rede-RR) são as favoritas para assumir o cargo

18/11/2022 17:39
Iram Alfaia, do BNC Amazonas em Brasília

O movimento indígena comemora o atual momento pós-eleições com a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O presidente eleito reafirmou seu compromisso com a criação do Ministério dos Povos Originários. Porém, algumas lideranças indígenas estão preocupadas se haverá orçamento para as ações da futura pasta.

De acordo com o Instituto Socioambiental, além dos recursos, outros pontos levantam preocupação como as atribuições e responsabilidades do novo ministério.

Desde o início do mês, por exemplo, lideranças da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) avaliam o período pós-eleitoral e debatem a atuação no novo cenário político.

É nesse contexto que se debateu, por exemplo, nomes para a futura pasta. A deputada federal eleita Sonia Guajajara (PSOL-SP) e Joenia Wapichana (Rede-RR), atual deputada que não conseguiu reeleição, são as favoritas para assumir o cargo.

Dos debates, surgiu também um plano para colocar em execução nos primeiros 100 dias do governo Lula.

"Após o fim do processo eleitoral, há uma avaliação superpositiva do movimento indígena. Tivemos em pauta durante a campanha e agora é essencial que o próximo governo entenda a importância de ter um diálogo próximo do movimento", afirmou Kleber Kariupuna, coordenador executivo da Apib.

Enquanto isso, na 27ª Conferência do Clima (CPO27), em Sharm el Sheikh, no Egito, o presidente eleito colocou em evidência ainda mais a proposta de criação do ministério.

"Quero que indígenas brasileiros participem da governança do país. Por isso estou criando o Ministério dos Povos Originários. E teremos uma saúde pública especial para povos indígenas. A Funai não precisa ser dirigida por um branco. Para mudarmos a compreensão", discursou Lula durante o evento.

De acordo com petista, há uma retratação a ser feita. "Nós temos a obrigação moral e política de fazermos a reparação pelo que os brancos causaram aos povos indígenas, sobretudo no meu país, por isso nós vamos criar o Ministério dos Povos Indígenas".

https://bncamazonas.com.br/poder/indigenas/

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.