VOLTAR

Indígenas receberão casas do governo

Diário do Pará - http://migre.me/dxZJ
07 de Dez de 2009

As 30 casas que o governo do Estado, através da Companhia de Habitação do Estado do Pará (Cohab), vem construindo para os índios suruís no município de São Geraldo do Araguaia, já estão com as obras bem adiantadas. Os trabalhos começaram em junho passado e devem ser concluídos até janeiro de 2010.

É a primeira vez que a Cohab executa obras dentro de uma aldeia indígena. As casas, todas em alvenaria, são construídas como manda a tradição suruí, em círculos, indicando que todos fazem parte da mesma família, informou a técnica da área social da Cohab, Andréa Souza, que esteve recentemente no local (acompanhada de outros técnicos e engenheiros), fazendo o cadastro socioeconômico das 72 famílias que receberão as novas habitações.

Os índios suruís, da aldeia Sororó, moram em habitações coletivas. Vivem de caça, pesca e agricultura e há décadas vinham reivindicando mais atenção por parte do poder público, já que eles se ressentiam das péssimas condições de habitação e queixavam-se do grande número de doenças que atingia a população indígena.

Para sanar problemas como esses, além de novas moradias, a Cohab, através de sua equipe social, está agendando uma série de cursos e palestras para serem ministradas na aldeia, com objetivo socioeducativo. As palestras serão direcionadas principalmente para a área de saúde e os cursos têm a finalidade de aperfeiçoar as atividades desenvolvidas pela população local, principalmente quanto à agricultura.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.