VOLTAR

Indígenas receberão atendimento oftalmológico

BV News (RR) - http://www.bvnews.com.br/cotidiano5623.htm
23 de Fev de 2010

Uma ação conjunta com a participação da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) permitirá a realização de consultas oftalmológica entre indígenas acadêmicos do curso de Licenciatura Intercultural, do Instituto Insikiran, da Universidade Federal de Roraima (UFRR). De 22 a 26 de fevereiro, serão realizados 32 procedimentos.

Essa é a primeira vez que os universitários recebem tratamento médico durante a estada em Boa Vista, quando participam dos módulos de aulas presenciais do curso. Os indígenas são de quase todas as comunidades do Estado, exceto da etnia Yanomami.

Segundo o assessor técnico do Centro Acadêmico da Licenciatura Intercultural, Mario Belarmino, da etnia Wapichana, a ideia surgiu da necessidade de oferecer um serviço especializado aos estudantes, uma vez que nas comunidades há apenas a presença do clínico geral, que encaminha para o médico especialista. "Com a ação, teremos a oportunidade de sermos atendidos por um especialista e ainda fazermos exames", disse.

Para ele, a parceria representa um avanço para o Centro Acadêmico nas ações que dizem respeito à melhoria de atendimento de saúde durante os momentos de aulas presenciais, quando os indígenas deixam as malocas para estudar na cidade.

"Esse é o papel do Centro Acadêmico: o de buscar parcerias para oferecer atendimentos aos acadêmicos", enfatizou Belarmino, ao informar que as pessoas beneficiadas pelas consultas oftalmológicas necessitam do serviço, pelo fato de a maioria usar óculos.

O secretário-adjunto, Alexandre Salomão, entende que é necessário que os indígenas tenham boa saúde, já que estão distantes das cidades. "Para isso, criamos mecanismos para oferecer o serviço e proporcionar um bom atendimento enquanto eles [indígenas] estão na cidade", frisou.

O Centro Acadêmico da Licenciatura Intercultural trabalha em conjunto com o Conselho Indígena de Roraima (CIR), Associação dos Povos Indígenas do Estado de Roraima (Apirr), Organização dos Povos Indígenas do Estado de Roraima (Opirr), Organização das Mulheres Indígenas do Estado de Roraima (Omirr) e Sesau.

Outros atendimentos
Até o final do mês de fevereiro, a Sesau disponibilizará a esse grupo de indígenas, atendimentos ginecológicos e de clínico-geral, para resolução ou triagem para outras especialidades, e exames complementares. "Iremos atender ainda no mês de fevereiro porque em março os estudantes retornam para as comunidades", reforçou Salomão.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.