VOLTAR

Indígenas realizam neste sábado Feira da Independência no Bonfim

Folha Web - http://www.folhabv.com.br/
04 de Fev de 2011

Agricultores indígenas das comunidades do Sapo, Pium, São João, Cumarú, Manoá e Novo Paraíso, além da Vila São Francisco, participam de mais uma edição da Feira da Independência. O evento ocorre neste sábado (5), a partir das 7 horas, na sede do município de Bonfim.

A feira foi criada pela Casa do Produtor Rural (CPR) do Bonfim a partir da necessidade de escoamento da produção das famílias indígenas daquela região. Mensalmente são vendidas na feira toneladas de farinha, legumes e frutas, queijos e ovos, além de pequenos animais como galinhas, patos e porcos.

A feira faz parte de um projeto de geração de renda da Secretaria de Estado da Agricultura para as comunidades indígenas, coordenada pela CPR do Bonfim. Os produtos são vendidos por um preço abaixo do mercado, haja vista, que a figura do atravessador é eliminada.

De acordo com o Tuxaua Jacir Silva da Comunidade do Pium, antes de se organizarem em torno da feira muitos produtores não tinham como escoar a sua produção e acabavam amargando prejuízos.

"Hoje sabemos que a nossa produção terá um mercado comprador. Quando chega o dia da feira a venda dos produtos é certa. Isso gera renda e deixa as nossas famílias mais tranquilas para produzir ainda mais", destacou o Tuxaua.

Segundo Cleudimar Brito, chefe da Casa do Produtor Rural de Bonfim a feira se tornou tradicional no município e hoje está sendo realizada mensalmente. Ela conta que os agricultores indígenas se organizaram de tal forma que a cada edição do evento novos produtos são levados para serem vendidos ao consumidor.

"Além dos produtos vendidos serem de excelente qualidade o consumidor ainda pode comprar a um preço mais barato. A feira tem gerado renda e certamente alguns empregos a mais no campo", explicou.

O secretário de Agricultura, Rodolfo Pereira, garantiu apoio integral para a realização da feita. A SEAPA disponibilizou dois caminhões que farão o transporte dos produtores das vilas até a sede do Bonfim onde ocorrerá a feita.

"A nossa meta será apoiar incondicionalmente eventos como este que fazem crescer a agricultura familiar. São estes pequenos produtores que fortalecem a economia do Estado. Na nossa gestão faremos tudo para apoiá-los", afirmou.

http://www.folhabv.com.br/noticia.php?id=102839

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.