VOLTAR

Indígenas realizam acampamento por direitos territoriais em Brasília

Mídia Ninja- https://ninja.oximity.com
16 de Out de 2014

Nesta quarta (15), um grupo de 40 lideranças indígenas Guarani Kaiowa (MS) de diferentes terras indígenas, acamparam em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília. Nove etnias estiveram presentes no ato: Taquara, Arroio Corá, Guyrá Kambi'y, Guyraroka, Kurussu Ambá, Guaiviry, Laranjeira Nhanderu, Jagua Piru, Mykuréati.

As lideranças entregaram duas cartas nos gabinetes dos 10 ministros do STF. E também, foi protocolado um memorial sobre o contexto histórico e a situação de extrema vulnerabilidade a que está submetido o povo indígena no Estado de Mato Grosso do Sul (MS).

Pela tarde foi marcado uma coletiva de imprensa com objetivo de alertar a população e os ministros sobre decisões do Supremo que flexibilizam os direitos constitucionais da população indígena, a fim de reivindicar a garantia do direitos às suas terras tradicionais.

"A coisa está tão absurda que hoje querem nos penalizar por termos sido expulsos de nossos territórios. Querem que assumamos a culpa pelo crime deles. Durante décadas nos expulsaram de nossa terra à força e agora querem dizer que não estávamos lá em 1988 e por isso não podemos acessar nossos territórios?", ressalta a liderança Ava Kaaguy Rete.

Permanecendo em vigília em frente ao STF, o grupo também pede pela revogação da Portaria 303, que proíbe a ampliação de terra indígena já demarcada.

https://ninja.oximity.com/article/Ind%C3%ADgenas-realizam-acampamento-p…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.