VOLTAR

Indígenas querem reescrever sua história

A Tarde (Salvador - BA)
17 de Abr de 2000

O maior e mais abrangente encontro indígena no país se iniciou em Monte Pascoal, Porto Seguro (BA). Mais de cem delegações das duzentas e quinze etnias que participarão da Conferência dos 500 Anos dos Povos Indígenas, em Coroa Vermelha, já se apresentaram, demonstrando como será o evento: um festival de histórias de lágrimas e dor. Entre os desentendimentos ocorridos, há uma divisão entre grupos favoráveis e contrários ao governo.
O índio Suruí, Henrique Iabadai, que apontou uma flecha em direção ao presidente do Senado, Antonio Carlos Magalhães, afirmou que, quando soube que seria recebido pelo presidente Fernando Henrique Cardoso, decidiu "furar um dos presidentes, da República ou do Senado". O índio também falou sobre a luta pela demarcação das TIs.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.