VOLTAR

Indígenas protocolam reivindicações no Ministério Público Federal, em RR

G1 - http://g1.globo.com
Autor: Natacha Portal
27 de Jan de 2014

Retirados do prédio da Secretaria, eles estão embaixo de cajueiro. Segundo secretário, índios não o procuraram em nenhum momento.

Os indígenas que estão acampados desde o dia 17 de janeiro na Secretaria Estadual do Índio (SEI) protocolaram na tarde desta segunda-feira (27), no Ministério Público Federal (MPF), uma série de reivindicações em nome do Movimento por Política Justa e Solidária (MPJUS), Sociedade de Defesa dos Índios Unidos de Roraima (Sodiurr), Associação dos Povos Indígenas de Roraima (Apirr), Associação Estadual Indígena Kuwaikîrî de Boa Vista e Associação dos Povos Indígenas da Terra de São Marcos (APITSM).

Entre as dez reivindicações que fazem parte da pauta dos indígenas, constam que a indicação de nomes para os cargos de secretário titular, secretário-adjunto, diretores e chefes de divisão deve ser feita pelas organizações e associações indígenas e que seja realizada a entrega imediata dos materiais adquiridos pela Secretaria para as comunidades.

"Nós já protocolamos na Funai, na Assembleia Legislativa e hoje nós decidimos vir ao Ministério Público Federal, para ver a questão dos adubos e materiais que estão armazenados na Secretaria e os recursos que não são gerenciados da maneira correta. Que o Ministério Público venha fazer uma investigação", declarou Rondinele Moraes, membro do movimento que reivindica as mudanças.

A realização de um seletivo para professores indígenas também é uma das reivindicações do grupo, além da criação de um Núcleo Indígena em Boa Vista, com moradia e estrutura básica para atender os índios que residem na cidade.

Ainda segundo Moraes, após a retirada dos indígenas das dependências da Secretaria do Índio, o grupo está acampado embaixo de um cajueiro, logo atrás do prédio da SEI. "Eles nos proibiram de usar os banheiros e a cozinha da Secretaria. O secretário [Chico Roberto] não procurou a gente em nenhum momento e, quando queremos, ele só fala com a gente se tiver polícia junto" afirmou.

Outro lado

O atual secretário do Índio, Chico Roberto, afirmou que em nenhum momento os indígenas o procuraram para entregar suas denúncias. "A única vez que eles vieram aqui foi na sexta-feira (17), quando eu os recebi. Eles apenas disseram: 'Você se retire daqui, pois nós vamos ficar aqui na Secretaria'. Eu respondi que não sairia. Essa foi a única vez", ressaltou.

Segundo Roberto, os indígenas foram proibidos de utilizar a cozinha para fazerem suas comidas, mas o uso da água está liberado.

"Eles querem cozinhar, fazer comida para 15 pessoas e nós não temos estrutura para isso, pois fico até sem poder fazer café", afirmou. O secretário relatou também que os índios quebraram os banheiros e os funcionários da secretaria reclamaram da situação.

http://g1.globo.com/rr/roraima/noticia/2014/01/indigenas-protocolam-rei…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.