VOLTAR

Indígenas promovem calourada cultural nesta sexta-feira

O Girassol (TO) - http://migre.me/nN5S
11 de Mar de 2010

Acontece nesta sexta-feira (12), a partir das 8h, no auditório do Bloco III, no Campus da UFT em Palmas, a Calourada Indígena - Trote Cultural. De acordo com um dos coordenadores do evento, Manoel Moreno Xerente, a intenção é promover a integração entre os povos indígenas presentes na UFT e também divulgar a cultura destes no meio acadêmico.

De acordo com a Pró-Reitoria de Graduação da UFT, há 89 alunos indígenas estudando na UFT atualmente. A UFT destina 5% de suas vagas no Vestibular para o preenchimento através de cotas voltadas para as etnias indígenas. "Todas as etnias existentes no Tocantins estão presentes na UFT", diz Manoel Xerente, destacando que além das etnias tocantinenses, índios de outros estados e etnias diferentes também estão estudando na Universidade.

Programação

Na programação desta sexta-feira, estão previstas atividades diversas, como palestra sobre a política de cotas, músicas e danças típicas, momento místico e apresentação de trabalhos acadêmicos e dos calouros deste semestre. Um trote cultural ocorrerá em frente ao Cuica, a partir das 9h30.

Manoel Xerente, que também é presidente da União dos Estudantes Indígenas do Tocantins (Uneit), finalizou enfatizando que é a primeira vez que é realizado um trote com mote cultural para os indígenas na UFT..
Programação

08h - Abertura - Aluna Wilses Tapajós

- Boas vindas aos calouros na língua xerente, com Manoel Moreno Xerente (presidente da União dos Estudantes Indígenas do Tocantins - Uneit)

- Canto na língua xerente

08h30 - Fala dos Pró-reitores

08h40 - Política de cota - Paulo André karajá

08h50 - O que é GTI, objetivo do GTI, apresentação dos monitores do PIMI com Vanicleisson Karajá discente-representante do GTI

09h - Apresentação do trabalho acadêmico "Brincadeiras infantis indígenas" em vídeo - aluno Edivaldo Xerente

09h15 - Apresentação dos calouros

Nome | Etnia | Aldeia | Curso

09h30 - Trote cultural em frente ao Cuíca

- Momento místico, Brincadeira xerente,

- Dança do Sucuri - Kraho kanela, Dança do Aruanã (Informações da Ascom/UFT)

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.