VOLTAR

Indígenas participam de seminário

Folha de Boa Vista-Boa Vista-RR
06 de Out de 2003

As propostas serão apresentadas na Pré-conferência Estadual do Meio Ambiente

Foi iniciado ontem, na Casa Paulo VI, o I Seminário Etno-ambiental Indígena do Estado de Roraima. O evento tem continuidade até o dia oito, quarta-feira. A finalidade é construir propostas para serem apresentadas na Pré-conferência Estadual do Meio Ambiente, que será realizada nos dias 9, 10 e 11 e na Conferência Nacional de Política Indigenista e Conferência Nacional do Meio Ambiente, que ocorrerá nos dias 28, 29 e 30 de outubro, em Brasília.

O Seminário Etno-ambiental está sendo promovido numa parceria entre organizações indígenas, entidades da sociedade civil, Funai (Fundação Nacional do Índio) e Inpa (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia). Conta ainda com o apoio da Uicn (União Internacional para a Conservação da Natureza) e Conferência Nacional do Meio Ambiente.

O primeiro dia de discussão reuniu cerca de 310 indígenas das etnias Yanomami, Macuxi, Wapichana, Ingarikó, Taurepang, Wai-Wai, Patamona, Yekuana e Waimiri Atroari, além de representantes de movimentos sociais que têm atuação na área urbana e rural.

Conforme o coordenador do seminário, Júlio de Souza Macuxi, o evento representa uma etapa da mobilização indígena com o objetivo de discutir temas que dizem respeito ao meio ambiente, em resposta ao chamamento do governo Lula para que a sociedade contribua na discussão e formatação de políticas públicas mais democráticas e eficazes.

A intenção dos organizadores do seminário é poder oferecer uma contribuição de qualidade para a discussão de fortalecimento do SISNAMA (Sistema Nacional do Meio Ambiente). Por isso, a decisão dos organizadores de participar da Pré-Conferência Nacional do Meio Ambiente no Estado de Roraima.

Os eixos temáticos discutidos no seminário são: recursos hídricos; biodiversidade e espaços territoriais protegidos; infra-estrutura, transportes e energia; agricultura, pecuária, pesca e florestas; meio ambiente urbano; mudanças climáticas. Os grupos de trabalho estão sendo assessorados tecnicamente por profissionais de instituições como Inpa, Universidade Federal de Roraima, Embrapa entre outras.

Júlio Macuxi disse que o primeiro dia de discussão, que teve como temas "Povos indígenas e respeito ao meio ambiente" e "Política Indigenista", foi bastante construtivo. Afirmou que o desejo dos povos indígenas que participam do seminário é que seja garantida a sua participação na Pré-conferência Estadual e, posteriormente, na Conferência Nacional que debaterão sobre meio ambiente.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.