VOLTAR

Indígenas mostram artesanato regional

Estadão do Norte-Porto Velho-RO
07 de Mar de 2003

Resgatar e valorizar a cultura indígena, mostrando para os turistas brasileiros e estrangeiros que os índios de Rondônia produzem um dos mais sofisticados artesanatos de toda a Amazônia Ocidental. Esta é a proposta da Naiá Artindígena, uma loja popular especializada em produtos e artes indígenas, que comercializa também CD's, vídeos, CD-Room, livros e camisetas, além de bombons e doces de frutas regionais.
Arcos, flechas, tabaques, cestos, mesa de centro, cocás, brincos, anéis e pulseiras. Estes são apenas alguns dos artesanatos produzidos pelos índios Ticuña (AM), Baniwa (AM), Aikanã, Zoró, Mamaindê, Negarotê, Nambiquara e Parecis, dentre outros povos e etnias. Segundo a técnica em educação indígena, Maria Augusta Boaventura, alguns produtos são adquiridos diretamente das aldeias, o que garante a originalidade dos artigos indígenas.
Como explica Augusta, que trabalha há 18 anos com os povos indígenas da região, a Naiá Artidígena (Galeria Central - Loja 14) tem por objetivo primordial ser mais uma alternativa para a divulgação dos produtos dos silvícolas da região, além de se constituir em mais uma forma de ajudá-los na renda financeira para a manutenção de suas famílias.
Na verdade, além de adquirir o produto, a pessoa pode também conhecer toda a história indígena e o significado de cada peça.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.