VOLTAR

Indígenas mantêm funcionários da Funai retidos em Mato Grosso do Sul

Agência Brasil
Autor: Ana Luiza Zenker
26 de Mai de 2008

Brasília - Cerca de 200 indíos terena mantém dois funcionários da Fundação Nacional do Índio (Funai) retidos em Miranda (MS). Os indígenas, da aldeia Moreira na Terra Indígena Pilad Rebuá, reivindicam a anexação de uma área de 400 hectares ao território que já foi demarcado.

O administrador regional da Funai em Campo Grande, Claudionor do Carmo Miranda, já está a caminho do local, para negociar com os indígenas. De acordo com ele, a proposta da Funai é que os índios da aldeia Moreira integrem uma comissão que irá a Brasília para discutir a questão da área a ser anexada.

O administrador disse que a negociação deve agilizar o processo de identificação da área, por meio de estudo antropológico.

Segundo a Funai, desde a semana passada, integrantes das duas aldeias que compõem a Terra Indígena Pilad Rebuá - Moreira e Passarinho - ocupam uma fazenda de 80 hectares localizada na área reivindicada.

Os terena da aldeia Passarinho já deixaram o local e têm uma reunião marcada, em Brasília, com o coordenador de Identificação e Delimitação da Funai, Paulo Santilli.

Atualmente, a Terra Indígena Pilad Rebuá se estende por uma área de 208 hectares e é ocupada por 280 famílias. Os 400 hectares reivindicados pelos índios são ocupados por pequenas propriedades rurais.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.