VOLTAR

Indígenas investem na carreira política

Site da Funai
26 de Jul de 2002

As próximas eleições de outubro trarão maior participação de representantes indígenas para cargos políticos. Para deputado federal, Adalberto Macuxi (PC do B de Roraima) é o único candidato indígena em todo o País. Esta semana, outras lideranças confirmaram suas candidaturas e já estão em plena campanha: Marcos Terena (PST), coordenador de Defesa dos Direitos Indígenas da Funai (CGDDI) é candidato a deputado estadual no Mato Grosso do Sul e se licenciou de suas atividades na Funai. O vereador Amanuá Kamaiurá é candidato a deputado Estadual pelo Mato Grosso.

Segundo Adalberto Macuxi, em Roraima há seis candidatos indígenas a deputado estadual e em Rondônia, o líder Almir Suruí é mais um. No Acre, os Ashaninka e os Kaxinauá, que já participam ativamente da vida política do estado e até debatem a criação do Partido Indígena Brasileiro, têm como candidato Sian Kaxinauá (PT). A presença dos índios na política é crescente e as organizações indígenas acreditam ser um dos caminhos para as comunidades lutarem pelos seus direitos.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.